quarta-feira, 11 de setembro de 2013

COMO DEIXAR LINDA A SUA MESA DE REFEIÇÕES!


Receber bem é a arte de seduzir visitantes com uma combinação de cuidados gentis e deleite visual que devem estar presentes na hora de apreciar uma boa refeição. 

As regras de etiqueta surgiram na corte do imperador Luis XIV com o objetivo de padronizar as inúmeras recepções que tornaram o monarca famoso. Elas não só tornaram mais práticos os convites, a escolha da decoração e do espaço ou a decisão sobre quantos talheres serão necessários, como também diminuíram quase a zero os constrangimentos que ocorrem em qualquer evento mal planejado.

Na França, ainda hoje, o ato da alimentação vai muito além do sentar e comer. É mais um ritual em que não só o estômago precisa ficar satisfeito, mas também os sentidos da visão, do olfato e mesmo do tato.

Justamente por isso as normas de etiqueta atingem com tanto impacto os serviços à mesa. Para que tudo ocorra bem e para que os convidados saiam conquistados, alguns cuidados são essenciais.

Ocasiões formais

A mesa francesa é a mais requintada de todas. É um tipo de serviço que deve ser realizado apenas em ocasiões muito especiais, como casamentos, noivados, recepções de autoridades e situações protocolares em geral. 
Sua montagem está submetida à ordem em que serão servidos os alimentos e esta, por sua vez, respeita as convenções de etiqueta pré-estabelecidas. Assim, os presentes - mesmo aqueles poucos familiarizados com as normas de etiqueta – podem se sentir à vontade e usufruir da reunião ao invés de se perder em preocupações sobre o que fazer.

Ocasiões informais

O serviço informal, ou americano, apresenta uma configuração completamente diferente. Ele pode ser realizado em reuniões onde haverá um número muito grande de pessoas e fica impossível acomodar todas.

A mesa deve ser ampla e ricamente decorada já que, ao contrário do serviço francês, não haverá convidados conversando através dela. Flores e castiçais criativos são muito bem-vindos nestas ocasiões, assim, o jantar pode e deve dar ares mais contemporâneos. 

Todos os alimentos estarão dispostos, bem como pratos e talheres. Os convidados se servirão livremente, escolhendo o que desejar. Por isso, o serviço deve contar com mais de um prato principal, dando opção aos convidados.

Nos últimos anos, multiplicaram-se os buffets que oferecem a feitura na hora de crepes, panquecas e saladas, e isso acrescentou aos jantares americanos um charme especial. Os convidados escolhem os sabores, a forma como querem o alimento preparado e acabam se sentindo mais acolhidos e à vontade.

O serviço brasileiro

Este já se apresenta como um intermediário entre o francês e o americano. A mesa deve ser organizada seguindo as instruções do serviço formal, mas o número de pratos e talheres reduz-se aos de entrada, principal e sobremesa.

Flores da estação são ótimas para decorar a mesa, caso a reunião aconteça em um dia quente ou fresco e também para almoços. Nos eventos noturnos, o melhor é escolher entre castiçais ou lustres que abusem do arrojo no design.

Independente de qual serviço será escolhido, vale lembrar que as reuniões são momentos de descontração e integração com novos e velhos conhecidos. Realizar tudo com dedicação, afeto, bom senso e carinho é imprescindível para o sucesso de um evento inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário